ONU se limita a expressar preocupação acerca de relatório sobre Gaza

O Conselho de Segurança das Nações Unidas examinou nesta quarta-feira as conclusões de uma investigação que responsabiliza Israel por incidentes fatais em instalações da ONU em Gaza, limitando-se a declarar preocupação sobre o tema.

AFP |

"Os membros do Conselho expressaram sua preocupação sobre as conclusões do relatório" da comissão de investigação independente, indicou à imprensa o embaixador russo, Vitaly Tchourkine, que preside o Conselho em maio.

"Expressaram seu desejo de que sejam mantidas as decisões eventualmente adotadas pelo secretário-geral (Ban Ki-Moon)", acrescentou.

Ban já comunicou sua intenção de pedir a Israel o pagamento de indenizaçõe pelos danos causados à ONU, sinalizando também que não pretende solicitar mais investigações.

O relatório, publicado no dia 5 de maio, responsabiliza Israel por 6 incidentes militares que deixaram mortos e feridos e causaram danos às instalações das Nações Unidas durante a ofensiva militar contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

hc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG