decepcionada por rejeição israelense a trégua - Mundo - iG" /

ONU se diz decepcionada por rejeição israelense a trégua

Nações Unidas, 31 dez (EFE).- A ONU se disse decepcionada pela rejeição do Governo israelense à proposta francesa de declarar uma trégua de 48 horas em sua ofensiva contra Hamas em Gaza, para fazer chegar ajuda humanitária à população do território palestino.

EFE |

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, assinalou hoje que "o que mais se necessita nestes momentos é um cessar-fogo imediato que respeitem ambos os lados bandos para poder distribuir ajuda humanitária, assistir aos feridos e avaliar os danos, por isso estamos muito decepcionados".

O Governo israelense negou hoje dar à Faixa de Gaza uma "trégua humanitária" de 48 horas, tal como tinha pedido o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na Presidência rotativa da União Européia até a meia-noite de hoje.

Holmes assegurou que a situação humanitária em Gaza é alarmante, cinco dias após o Exército israelense iniciar uma ofensiva contra o movimento islamita Hamas, que desde junho de 2007 mantém o controle deste território palestino.

O subsecretário-geral da ONU advertiu que, devido ao caos causado pelos bombardeios israelenses, não puderam confirmar os números de baixas oferecidas por fontes palestinas, que as situam em 393 mortos e 1.900 feridos.

A comissária da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Karen Abu Zayd assinalou que antes do início do bloqueio israelense, há um ano e meio, entravam no território palestino uma média diária de 475 caminhões.

A isso se acrescenta o fechamento na terça-feira da unidade geradora de eletricidade por falta de combustível, o que deixou sem luz cerca de 660 mil pessoas e agrava a dependência que tem os hospitais dos geradores. EFE jju/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG