ONU renova Secretariado com cinco novos nomes

Nações Unidas, 25 ago (EFE) - A ONU renovou hoje parte da cúpula do Secretariado da organização, com a posse de cinco funcionários de alto cargo e colaboradores do secretário-geral, Ban Ki-moon.

EFE |

Os cinco novos membros da equipe de Ban fizeram o juramento do cargo em uma breve cerimônia que ocorreu no escritório do secretário-geral, situado no apartamento 38 da sede da organização em Nova York.

O francês Alain Le Roy, que jurou como subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, se tornou o principal responsável dos mais de 110 mil soldados da organização distribuídos em 20 operações de paz, que contam com um orçamento anual próximo aos US$ 7 bilhões.

Ele terá pela frente a tarefa de voltar a canalizar a missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (Unamid), que, desde seu desdobramento inicial, há quase nove meses, não pôde levar a segurança à violenta região sudanesa.

A irlandesa Patricia O'Brien, de 51 anos, jurou hoje o cargo de subsecretária-geral da ONU Para Assuntos Legais, o que a transforma na principal autoridade em matéria de direito da ONU e assessora do secretário-geral.

O'Brien, que de 2003 até agora ocupava um cargo similar no Ministério de Exteriores da Irlanda, é a primeira mulher a alcançar a posição de responsável de assuntos legais das Nações Unidas.

Entre suas novas responsabilidades se encontra a implementação do Tribunal Especial para o Líbano criado no ano passado para julgar os responsáveis pelo assassinato do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik Hariri.

Além de Le Roy e O'Brien, três secretários-gerais adjuntos tomaram hoje posse de seus novos cargos.

Warren Sachs como responsável de compras e aquisições do Departamento de Administração, Jane Lut Hall de assistência às operações de paz, e Jun Yamazaki de interventor do Escritório de Planejamento. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG