ONU renova esforços para resolver futuro de Kirkuk

Bagdá, 5 mar (EFE).- A ONU renovou seus esforços para tentar resolver o futuro da cidade iraquiana de Kirkuk, disputada por curdos, árabes e turcomanos, com o envio de uma missão para estudar a situação no terreno.

EFE |

Segundo fontes do Governo iraquiano informaram à Agência Efe, uma delegação desta organização internacional chegou na quarta-feira à cidade para falar com os responsáveis locais sobre várias questões, especialmente sobre as disputas territoriais e a divisão do poder.

Os responsáveis da ONU se reuniram com o Governo local para pedir aos diferentes grupos que cooperem com a ONU "para aplicar o artigo 23 da lei eleitoral e facilitar a informação relativa à propriedade das terras em disputa", disse à Efe as fontes, que preferiram não ser identificadas.

O artigo 23 da lei eleitoral estipula a criação de uma missão da ONU para Kirkuk, com o objetivo de solucionar os problemas existentes nesta localidade.

Após encontrar uma solução, e como estipula a Constituição iraquiana, está prevista a realização de um plebiscito para decidir se Kirkuk passa a fazer parte da região autônoma do Curdistão ou permanece sob a administração direta de Bagdá.

Esta província ficou isenta da realização de eleições locais em 31 de janeiro, à espera de atender às reivindicações das diversas comunidades étnicas e religiosas da província. EFE am-nq-jfu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG