críveis no Afeganistão - Mundo - iG" /

ONU pede realização de eleições críveis no Afeganistão

Nações Unidas, 23 mar (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) da ONU adotou hoje por unanimidade uma resolução na qual pede que as próximas eleições no Afeganistão sejam críveis, e renova por um ano o mandato da missão do organismo multilateral no país asiático (Unama).

EFE |

A resolução respaldada pelos 15 membros do principal órgão das Nações Unidas destaca o "papel crítico" da missão no momento de ajudar na organização do pleito, programado para agosto.

O CS "ressalta a importância das próximas eleições presidenciais e provinciais para o desenvolvimento democrático do Afeganistão, e pede que se garanta a credibilidade e a segurança das eleições".

Ao mesmo tempo, respalda o trabalho do chefe da Unama, o norueguês Kai Eide, apontado como o responsável por aumentar a cooperação entre os organismos civis e a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o CS por "reafirmar o papel central e imparcial na promoção da estabilidade e da paz no Afeganistão".

Ban também elogiou o trabalho de Eide, que tem "administrado a ampliação das responsabilidades da Unama", e o fato de seu trabalho ter sido reconhecido pelo Conselho de Segurança na resolução. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG