respeito à capacidade do Chile de lidar com problemas pós-tremor - Mundo - iG" /

ONU pede respeito à capacidade do Chile de lidar com problemas pós-tremor

Nações Unidas, 2 mar (EFE).- A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje respeito à capacidade do Chile de enfrentar a situação vivida pelo país desde o violento terremoto de sábado, e garantiu que o governo local administrou muito bem todos os problemas surgidos.

EFE |

"É preciso respeitar sua capacidade de enfrentar a situação, e acho que foi tudo bem feito até aqui", afirmou em entrevista coletiva a secretária-geral adjunta para Assuntos Humanitários da ONU, Catherine Bragg.

Ela também quis minimizar a importância dos saques de supermercados e lojas de mantimentos ocorridos nos últimos dias nas zonas mais afetada pelo terremoto, particularmente na cidade de Concepción.

"Acho que não se deve exagerar a magnitude dos saques, são incidentes isolados. Em geral, o país permanece em tranquilidade e rege o estado de direito", avaliou Bragg.

Segundo a subsecretária, o Chile fez pedidos muito concretos à comunidade internacional, como hospitais de campanha, centros autônomos de diálises, geradores, telefones por satélite, sistemas de avaliação de danos estruturais e purificadores de água, entre outros materiais.

"O governo acredita que essas solicitações serão atendidas de forma bilateral. É preciso respeitar os parâmetros estabelecidos e não enviar o que não foi pedido", ressaltou.

Além disso, Bragg disse que as autoridades chilenas consideram desnecessário por enquanto o envio de alimentos e água, embora o Programa Mundial de Alimentos (PMA) conte com 30 toneladas de comida pronta no Equador para ser destinada ao Chile, se houver necessidade.

"O Governo local é que deve ter as rédeas nessa situação, e as Nações Unidas farão o que for pedido", disse.

Além disso, Briggs explicou que um terremoto de 8,8 graus na escala Richter como o sofrido pelo Chile "sempre terá consequências", por melhores que sejam os preparativos feitos pelas autoridades. EFE.

jju/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG