Nações Unidas, 20 jan (EFE).- O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, pediu hoje a Israel que permita a entrada na Faixa de Gaza dos materiais necessários para iniciar a reconstrução da infraestrutura do território destruído durante as três semanas de conflito.

Holmes lembrou que as autoridades israelenses não deixaram entrar na Faixa de Gaza produtos "críticos" como cimento ou encanamentos desde que o movimento islamita Hamas assumiu o controle do território em junho de 2007.

"É absolutamente necessário que se deixem entrar estes materiais de uma maneira regular e com liberdade", afirmou o diplomata britânico em entrevista coletiva nas Nações Unidas.

Assegurou que os representantes da ONU na região continuam pressionando às autoridades israelenses para que reabram totalmente os postos fronteiriços com Gaza.

Holmes lamentou que o fim do bloqueio israelense não faça parte do cessar-fogo que entrou em vigor no domingo passado, após uma ofensiva militar em massa que começou.

Os 22 dias de combates, que causaram mais de 5.500 feridos, também deixaram em ruínas casas privadas, edifícios públicos e boa parte da infraestrutura da faixa, segundo a ONU. EFE jju/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.