ONU pede que Israel acabe com ocupação de territórios palestinos

Genebra, 19 mar (EFE).- O Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU divulgou hoje um relatório no qual pede a Israel que ponha fim à ocupação dos territórios palestinos e das Colinas do Golã, e que respeite o direito do povo palestino a estabelecer um Estado independente.

EFE |

Além disso, pede que o Governo israelense detenha imediatamente a construção do muro que levanta nas áreas ocupadas e que derrube a parte que já foi erguida.

O relatório do CDH reivindica ainda que Israel permita que os palestinos frequentem locais de oração, que proteja a liberdade religiosa e que autorize as organizações internacionais - em particular o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) - a verificar as condições dos detidos árabes nas prisões.

Israel se submeteu em dezembro do ano passado na ONU ao exame de sua política sobre direitos humanos, e a adoção hoje do relatório sobre o Estado judeu, que compreende as conclusões e recomendações expressadas por diversos países, é a conclusão desse processo.

No documento, vários países pedem também a Israel que ponha fim à expansão de colônias judaicas em localidades palestinas.

Alguns Estados ocidentais defenderam no relatório uma investigação das denúncias contra Israel em relação aos direitos humanos. EFE is/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG