críticas de deslocados no Sri Lanka - Mundo - iG" /

ONU pede fundos para necessidades críticas de deslocados no Sri Lanka

Nova Délhi, 23 abr (EFE).- A ONU lançou hoje no Sri Lanka uma chamada urgente para obter recursos a fim de atender as necessidades críticas dos mais de 170 mil tâmeis deslocados por causa do conflito, reclusos em acampamentos governamentais.

EFE |

O "êxodo repentino" de mais civis tâmeis - cerca de 103 mil, segundo as autoridades - causado pela ofensiva que o Exército cingalês lançou na segunda-feira contra o último reduto da guerrilha no norte do país requer novos recursos urgentes, alertou a ONU, em comunicado divulgado em seu site.

Só nos acampamentos de Vavuniya (norte), 80 mil pessoas estão amontoadas e as agências humanitárias se desdobram para alimentar, dar água, roupas e abrigo a esta "multidão de pessoas cansadas e famintas".

"Vi crianças com disenteria, crianças e mulheres desnutridas, ferimentos não atendidos e pessoas vestidas com farrapos", disse, em Colombo, o coordenador humanitário da ONU no Sri Lanka, Neil Buhne, ao fazer sua chamada.

Buhne lembrou que a ONU tinha pedido, em abril, US$ 155 milhões para atender ao número crescente de pessoas que fugiam dos combates no Sri Lanka, mas não obteve nem um terço dessa quantia.

"Muitas destas pessoas foram expulsas de suas casas por causa dos combates há mais de um ano e é quase um milagre que tenham sobrevivido a semelhante calvário", disse o responsável da ONU.

"Precisamos garantir que não se percam mais vidas, atendendo suas necessidades imediatas", além de ajudá-los a "se colocar em pé de novo" e retornar algum dia a suas casas, acrescentou.

Diante da aglomeração nos campos de deslocados - 175,714 mil pessoas, segundo o Ministério da Defesa cingalês -, a ONU reivindicou ao Governo que disponha mais terra e edifícios públicos para estas pessoas.

Também exigiu que identifique e permita que saiam "rapidamente" os deslocados "que não representam ameaça à segurança" do país. EFE ja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG