ONU pede criação de fundo para países atingidos por desastres naturais

Pequim, 4 jul (EFE).- A Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária a criação de um fundo mundial permanente para ajudar os países atingidos por desastres naturais, cujo custos anuais seriam de US$ 2,5 bilhões.

EFE |

Assim explicou hoje Sha Zukang, chefe do departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, durante a apresentação em Pequim do projeto "Estudo Econômico Social e Mundial 2008: Como superar a insegurança econômica".

Segundo assinala o estudo, este serviço financeiro, com respaldo multilateral, "propiciaria uma melhor assistência, imediata e segura, após qualquer acontecimento, e também poderia apoiar os preparativos nacionais prévios aos desastres".

"O montante total deste projeto representaria somente 0,25% da despesa militar mundial, e proporcionaria capacidade de financiamento rápida e automática", acrescentou Sha.

Neste sentido, a ONU expõe no relatório que o atual sistema de doações voluntárias está sob a influência de "vínculos geopolíticos e outros desvios".

O departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU destaca no estudo que os desastres naturais se tornam a cada ano mais freqüentes e mais ferozes, e que a mudança climática e os fenômenos meteorológicos extremos enfatizam as turbulências da economia.

O documento alerta para o fato de que, na atualidade, os desastres naturais se multiplicaram por quatro em relação aos ocorridos na década de 70, ao tempo que os danos econômicos sextuplicaram, para uma média de US$ 83 bilhões.

Neste sentido, a ONU ressaltou os danos registrados pelo terremoto de Sichuan, que atingiu a China em 12 de maio, e no qual faleceram e desapareceram mais de 87 mil pessoas, e elogiou a gestão do desastre realizada pelo Governo chinês.

"Nestes últimos meses, a China enfrentou grandes catástrofes, o que pode causar insegurança na vida das pessoas", advertiu Sha. EFE gmp/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG