new deal ecológico mundial - Mundo - iG" /

ONU pede ao G20 adesão ao new deal ecológico mundial

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pediu nesta quinta-feira aos líderes do G20 uma adesão ao new deal ecológico mundial na reunião de cúpula centrada no sistema financeiro internacional do próximo sábado em Washington.

AFP |

"No contexto da crise financeira, é preciso pensar com rapidez. Pedimos que na reunião do G20 se integre um 'new deal' ecológico mundial", declarou à imprensa em Pequim Achim Steiner, secretário-geral adjunto da ONU e diretor executivo do PNUMA.

Há alguns meses, o PNUMA lançou esta iniciativa econômica, que para as Nações Unidas representa "uma oportunidade histórica para relançar a economia e o emprego" investindo no meio ambiente.

O nome "new deal" é uma referência ao grande plan aplicado nos Estados Unidos durante a presidência de Franklin D. Roosevelt para ajudar o país a se recuperar da grande crise econômica dos anos 30.

Steiner não nega a necessidade de liberar bilhões de dólares para resgatar a economia da profunda crise, mas disse considerar "incrível que o mundo não tenha sido capaz de mobilizar alguns bilhões para tratar dos problemas do aquecimento global.

"Talvez compreendam por quê pedimos um modelo muito diferente para resolver estas questões", completou.

kma-jg/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG