Manuel Zelaya foi detido e expulso pelos militares. " / Manuel Zelaya foi detido e expulso pelos militares. " /

ONU pede a restauração da ordem constitucional em Honduras

GENEBA - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira a restauração, com assistência da Organização dos Estados Americanos (OEA), da ordem constitucional em Honduras, onde o presidente http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/07/05/aviao+que+leva+zelaya+aterrissa+em+el+salvador+7135939.html target=_topManuel Zelaya foi detido e expulso pelos militares.

Redação com agências internacionais |

"A OEA deve assumir um papel de líder para encontrar uma solução pacífica graças à qual se possa restaurar a ordem constituicional", afirmou Ban, acrescentando lamentar muito a perda de vidas humanas na repressão aos partidários do presidente derrubado.

Zelaya não concretizou o objetivo de retornar a Tegucigalpa no domingo, mas a imagem das novas autoridades hondurenhas ficou ainda mais arranhada aos olhos da comunidade internacional com a morte de dois manifestantes em um protesto.

Em um cenário digno de um filme de ação, o Exército hondurenho, que ignorou as ordens de Zelaya, bloqueou a pista do aeroporto de Toncontin com caminhões para impedir o pouso do avião Falcon, registrado na Venezuela, no qual o presidente viajava, uma semana depois de ter sido deposto e expulso por um golpe de Estado.


Militares ocupam pista em Honduras para evitar pouso de Zelaya / AFP

Após a tentativa frustrada de retornar ao país, Zelaya passou pela Nicarágua para um encontro com o colega Daniel Ortega e seguiu para El Salvador, onde exigiu que as Forças Armadas não reprimam ainda mais o povo hondurenho.

Entenda:

Leia mais sobre: Honduras

    Leia tudo sobre: golpehondurasonu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG