ONU pede a Israel que ponha fim ao bloqueio na Faixa de Gaza

Por Nidal al-Mughrabi KHAN YOUNIS, Gaza (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, pressionou neste domingo Israel a acabar com um bloqueio de três anos à Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, e pediu aos palestinos que resolvam suas diferenças políticas.

Reuters |

A visita de Ban ao território se seguiu a uma viagem ao enclave palestino da chefe de políticas de Relações Exteriores da União Européia, Catherine Ashton, na semana passada.

"O povo palestino está vivendo em condições muito difíceis, pessoas normais estão limitadas por bloqueios e controles de segurança", declarou Ban.

Essa foi a segunda visita do chefe da ONU à Gaza desde que Israel encerrou sua ofensiva contra militantes islâmicos, em janeiro de 2009, e ele visitou centenas de casas e fábricas destruídas.

Ban esteve em um terreno de 150 casas mantidas pela ONU, em Khan Younis, cidade ao sul da Faixa de Gaza, e disse que Israel aprovou, recentemente, a retomada do envio do material de construção necessário para que o projeto seja concluído.

"Esse é um passo positivo e bem-vindo. Acredito que muitos outros são necessários... Tenho deixado claro para os líderes israelenses que sua política de bloqueio não deve continuar e está errada, pois causa sofrimentos inaceitáveis", afirmou.

Enquanto abre caminho para permitir que algumas agências de ajuda internacionais e companhias estrangeiras recebam material, Israel impediu a entrada de materiais que podem ser usados para fazer armas e construir túneis, como alguns materiais químicos, cimento e aço.

Israel mantém um forte bloqueio ao enclave palestino desde junho de 2007, quando membros do Hamas tomaram o enclave em poder da Fatah, as forças rivais leais ao presidente Mahnoud Abbas.

O bloqueio à Faixa de Gaza levou ao aumento do desemprego, que agora passa de 50 por cento da população de 1,5 milhão.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG