ONU nomeia novo general brasileiro para comandar força no Haiti

SÃO PAULO (Reuters) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou nesta quinta-feira o general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz como o novo comandante da força de paz da entidade no Haiti. Cruz substituirá outro brasileiro, o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que desde março de 2009 comanda a missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti, conhecida como Minustah. Cerca de 9.000 pessoas, sendo 7.000 militares, atuam no contingente.

Reuters |

"O general Paul Cruz trará grande experiência de comando e operacional ao assumir suas responsabilidades na Minustah", informou a ONU em comunicado.

Nascido em 1957, o general é membro das Forças Armadas desde 1972 e, entre outras funções, comandou o Batalhão da Polícia Militar de Brasília entre 2002 e 2003.

O Haiti, país mais pobre das América, foi devastado por um forte terremoto em janeiro que matou até 300 mil pessoas e deixou cerca de 1,5 milhão de desabrigados. O sismo deixou a capital Porto Príncipe em ruínas, e destruiu a já frágil infraestrutura de serviços básicos, como saúde, educação e comunicações.

(Por Hugo Bachega)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG