Dia de Lavar as Mãos - Mundo - iG" /

ONU mobiliza milhões de crianças em Dia de Lavar as Mãos

As Nações Unidas esperam que milhares de crianças do sul da Ásia lavem as mãos simultaneamente nesta quarta-feira para marcar o primeiro Dia Global de Lavar as Mãos. Na Índia, as crianças elas serão estimuladas por um dos atletas mais populares do país, o jogador de críquete Sachin Tendulkar.

BBC Brasil |

Cerca de 70 países aderiram ao evento com iniciativas educativas locais, envolvendo mais de 120 milhões de crianças.

A ONU quer passar a mensagem de que este simples ato, com o uso de sabão, seja uma das formas mais eficazes de prevenir doenças como diarréia e hepatite.

Cerca de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos em conseqüência desses males e acredita-se que lavar as mãos com sabonete possa reduzir pela metade o número de óbitos.

Quase a metade da população do sul da Ásia não têm acesso a banheiros. Na África Subsaariana a porcentagem é 28%. Com um sistema sanitário tão precário não é de surpreender que crianças na região estejam sujeitas a contrair diarréia, hepatite e pneumonia.

Simultâneo
A campanha para lavar as mãos ganhou força da região de Cabul, no Afeganistão a Karachi, na Índia.

Programas de TV e rádio no Afeganistão vão transmitir mensagens reforçando a idéia. No Nepal, o novo governo maoísta está enviando mensagens por celular. No Butão, serão lançados vídeos animados feitos especialmente para a campanha com personagens locais.

"A mensagem que nós estamos realmente tentando passar é da importância de lavar as mãos corretamente, com sabão e água, nos horários críticos", disse Therese Dooley, do programa Sanitário e de Higiene da Unicef (fundo da ONU para a infância).

Ela destaca que "os horários críticos são antes de cozinhar ou preparar comida, antes de comer, depois de usar o banheiro e depois de limpar um bebê."
A ONU diz que lavar as mãos só com água não é o suficiente para prevenir doenças "porque não se tira os germes".

Segundo a Unicef, o uso de sabão para lavar as mãos, especialmente após contato com fezes, pode reduzir diarréia em 40% e infecções respiratórias em 30%. Estes males são a principal causa de óbitos infantis na Índia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG