ONU lança maior pedido anual de fundos de sua história: US$ 7 bi

A ONU lançou, nesta quarta-feira, em Genebra, o maior pedido anual de fundos de ajuda humanitária de sua história, no montante total de 7 bilhões de dólares, para socorrer 30 milhões de pessoas em 2009, em vários países do Oriente Médio e da África.

AFP |

O Apelo de Fundos Humanitários da ONU para 2009 compreende "12 pedidos consolidados para a República Centro-Africana, Chade, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Quênia, Somália, Sudão, Uganda, Zimbábue, a zona da África Ocidental, Iraque e sua região e os territórios palestinos ocupados".

Os pedidos maiores são os que afetam o Sudão (2,1 bilhões de dólares), Somália (919 milhões), República Democrática do Congo (831 milhões), Zimbábue (550 milhões) e Iraque e sua região (547 milhões).

Para 2008, a ONU havia pedido 3,8 bilhões de dólares.

Segundo as Nações Unidas, as necessidades para 2009 serão "ao menos tão grandes como em 2008 e até, provavelmente, maiores", porque o mundo "continua enfrentando uma crise alimentar mundial, devido ao aquecimento global e a conflitos de longa duração que provocam muito sofrimento humano".

Quase perto de encerrar 2008, a ONU já recebeu 4,7 bilhões de dólares para ajuda humanitária.

dro/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG