ONU finaliza transporte aéreo de ajuda para desabrigados birmaneses

Bangcoc, 22 ago (EFE).- As Nações Unidas deram hoje por concluída sua missão de transportar alimentos por via aérea ao sul de Mianmar (antiga Birmânia) para assistir aos quase 2,5 milhões de desabrigados do desastre causado em maio passado pelo ciclone Nargis.

EFE |

Durante a operação, o Programa de Mundial de Alimentos (PMA), transportou até a região afetada, um total de 4 milhões de toneladas de produtos de primeira necessidade, segundo o comunicado da agência das Nações Unidas.

O transporte de alimentos desde o antigo aeroporto de Dong Muang, em Bangcoc, capital da Tailândia, começaram quase um mês depois da catástrofe devido à atitude da Junta Militar birmanesa, reticente a permitir a entrada da ajuda internacional e os voluntários estrangeiros.

Em três meses, os aviões da agência da ONU fizeram 232 vôos a Mianmar, os primeiros para Yangun, a antiga capital, e o resto direto para o delta do rio Irrawaddy, onde morreram ou desapareceram cerca de 134.000 pessoas.

Além de alimentos, os aviões também transportaram material de campanha, remédios, e equipes para a purificação de água. EFE grc/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG