ONU faz apelo por 34 milhões de dólares para Gaza

Uma agência das Nações Unidas fez um apelo nesta quarta-feira pela doação de US$ 34 milhões em ajuda humanitária para a população palestina na Faixa de Gaza, após cinco dias de ataques aéreos israelenses contra alvos do grupo radical islâmico Hamas no território.

AFP |


"Peço à comunidade internacional que responda com a prontidão e a generosidade exigidas pela situação desesperadora que Gaza enfrenta hoje", disse Karen Abu Zaid, chefe da UNRWA, a agência da ONU para refugiados palestinos.

"Em meus oito anos na UNRWA, a urgência de um apelo pelas pessoas aqui nunca foi tão grande. Fico aterrorizada e triste quando vejo o sofrimento ao meu redor", indicou Abu Zaid em um comunicado, divulgado na sede da agência em Gaza.

O apelo se soma a outro pedido emergencial feito pela UNRWA no início do mês, solicitando US$ 275 milhões em doações para "adquirir ajuda humanitária vital para um período de quatro meses" para a população da Faixa de Gaza.

O coordenador humanitário da ONU, Maxwell Gaylard, estimou por sua vez que "é absolutamente crucial que este conflito chegue ao fim".

"Sem o fim da violência, é extremamente difícil conseguir comida para as pessoas que precisam. Não temos acesso aos locais onde estão as necessidades mais urgentes e é perigoso demais para qualquer civil sair de sua casa para procurar atendimento médico de emergência, comprar mantimentos e ajudar os outros", afirmou.

Veja também:

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG