ONU fará reuniões adicionais sobre clima em abril

OSLO (Reuters) - Uma série de reuniões extras da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima serão feitas na Alemanha em abril para tentar intensificar os esforços de combate ao aquecimento global, após a cúpula da instituição em Copenhague ter falhado em conseguir um tratado mundial, informou a Dinamarca nesta segunda-feira. As negociações estão ganhando força novamente após Copenhague, disse a ministra de Clima e Energia da Dinamarca, Lykke Friis, que preside as negociações da ONU, à Reuters por telefone.

Reuters |

Ela disse que 11 representantes de países-chave nas negociações concordarem em se reunir por um dia na sede do secretariado para o Clima da ONU em Bonn.

A reunião de autoridades governamentais de abril seria precedida por um dia de conversas preparatórias entre os principais grupos de países.

"Há uma atmosfera positiva e construtiva e todas as partes estão ansiosas para seguir adiante com as negociações", disse ele ao se referir à primeira reunião formal desde Copenhague.

Até agora, o calendário de negociações estava limitado a uma sessão de autoridades em Bonn de 31 de maio a 11 de junho, uma preparação às conversas ministeriais anuais em Cancún, no México, que acontecerão entre 29 de novembro e 10 de dezembro.

Isso se compara com as cinco reuniões preparatórias no ano passado antes de Copenhague, que decepcionou muitos países ao não chegar a um acordo unificado.

(Reportagem adicional de David Fogarty em Cingapura)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG