preocupação sobre relatório de guerra em Gaza - Mundo - iG" /

ONU expressa preocupação sobre relatório de guerra em Gaza

Por Louis Charbonneau NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas expressaram preocupação nesta quarta-feira sobre um relatório da ONU que acusa Israel de negligência e descuido por atingir um prédio da ONU durante sua ofensiva em janeiro na Faixa de Gaza.

Reuters |

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que nomeou o conselho de investigação de quatro pessoas em fevereiro, disse na semana passada que exigirá indenização pelos estragos, calculados em mais de 11 milhões de dólares, mas não seguirá as recomendações do painel para maiores investigações.

"Os membros do conselho expressaram preocupação sobre as descobertas do relatório", disse a repórteres o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, presidente do Conselho de Segurança.

Os 15 membros do conselho não estão exigindo nenhuma outra ação de Ban, embora Churkin tenha dito que eles "expressaram um grande interesse em serem atualizados no progresso do tema tanto quanto o secretário-geral julgar apropriado".

A Líbia, grande rival de Israel e único país árabe no Conselho de Segurança, esboçou uma resolução na qual o conselho condenaria a guerra de Israel contra os militantes do Hamas na Faixa de Gaza. Mas Churkin disse que a Líbia, aparentemente, desistiu de apresentar o esboço de resolução para votação.

Diplomatas disseram que esta resolução não tinha chance alguma de ser aprovada, pois os Estados Unidos, a Grã Bretanha e a França --todos membros permanentes com poder de veto-- se posicionariam contra.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG