preocupação com regra da UE sobre imigração ilegal - Mundo - iG" /

ONU expressa preocupação com regra da UE sobre imigração ilegal

Brasília, 19 jun (EFE) - O chadiano Ngonlardje Mbaidjol, membro da Alta Delegacia da ONU para os Direitos Humanos, manifestou hoje preocupação com a nova regra sobre imigrantes ilegais aprovada pelo Parlamento Europeu (PE).

EFE |

"Isso nos distancia da convenção das Nações Unidas sobre migrações" e constitui "um elemento de divergência" que deverá "ser revisado", pois "há direitos que devem ser protegidos no mundo todo", declarou Mbaidjol em entrevista coletiva em Brasília.

O funcionário representou à alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Louise Arbour, na Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Brasília.

A regra aprovada no Parlamento Europeu estabelece, entre outros pontos, que os imigrantes ilegais poderão ficar retidos por um período máximo de seis meses antes de sua expulsão, extensíveis por outros 12 em casos excepcionais.

Da entrevista coletiva participou também o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, que reiterou a posição brasileira perante a nova norma, expressada na véspera pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em nota oficial, a Chancelaria assinalou que "o Brasil, país que deu acolhida a milhões de imigrantes e descendentes hoje harmoniosamente integrados na sociedade brasileira, lamenta uma decisão que contribui para criar percepção negativa da migração".

O comunicado acrescentou que a decisão do Parlamento Europeu "vai no sentido contrário ao de uma desejada redução de entraves à livre circulação de pessoas e de um mais amplo e pleno convívio entre os povos". EFE ed/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG