ONU estende mandato de missão no Nepal até janeiro de 2009

Nações Unidas, 23 jul (EFE) - O Conselho de Segurança da ONU estendeu hoje o mandato da Missão das Nações Unidas no Nepal (Unmin) até 29 de janeiro de 2009 para que ajude a concluir o delicado processo de paz iniciado há dois anos pelo Governo e os ex-rebeldes maoístas.

EFE |

Os 15 integrantes do principal órgão adotaram por unanimidade uma resolução do Reino Unido que refletia o pedido do Governo nepalês e a recomendação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que a Unmin siga supervisionando o cumprimento dos acordos de paz de 2006.

O texto especifica que a missão internacional manterá o trabalho de supervisão do armamento e das forças combatentes que protagonizaram o conflito interno que deixou o Nepal imerso em conflitos durante dez anos.

Também traz a opinião do Conselho de que a Unmin pode concluir a tarefa nos próximos seis meses, após o que encerraria suas atividades.

O enviado especial da ONU para o Nepal, Ian Martin, se mostrou satisfeito com a renovação do mandato da missão que dirige em Katmandu.

"Houve grandes avanços, mas não se pode considerar que o processo de paz terminou porque ainda há dois exércitos no Nepal", observou, após a reunião do Conselho.

Ele ressaltou que o núcleo da tarefa da missão nos próximos meses é manter a supervisão dos ex-combatentes até que os partidos políticos cheguem a um acordo sobre o futuro dos militares.

Cerca de 19 mil ex-guerrilheiros maoístas residem em campos administrados pela ONU à espera de uma possível integração nas forças armadas do Nepal.

A resolução do Conselho manifesta a satisfação dos membros com o progresso obtido na normalização democrática da vida política nepalesa nos últimos meses, que era outra das metas da Unmin.

O líder do Partido do Congresso (NC), Ram Baran Yadav, jurou hoje o cargo como presidente da República, após ser eleito na última segunda-feira pela Assembléia Constituinte. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG