Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

ONU enviará diplomata ao Zimbábue para ajudar nas eleições

Nações Unidas, 11 jun (EFE).- A ONU anunciou hoje que o encarregado de assuntos africanos de seu departamento de Assuntos Políticos, Haile Menkerios, visitará o Zimbábue de 16 a 20 de junho para avaliar de que forma a organização pode ajudar nas próximas eleições presidenciais de 27 de junho.

EFE |

A porta-voz da ONU, Marie Okabe, confirmou hoje a viagem do diplomata depois que, na semana passada, fosse divulgado que o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, tinha aceitado receber um enviado da instituição.

O líder africano expressou sua aprovação à viagem em reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à margem da recente Cúpula da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) sobre Segurança Alimentar realizada em Roma.

A oposição a Mugabe e os países críticos ao governante expressaram o temor de que o pleito no qual o líder tenta sua reeleição não seja justo e transparente.

Uma das possibilidades que se estuda é o envio de uma missão de observadores internacionais sob a tutela da ONU, mas Harare não se mostrou receptivo a essa opção.

O rival de Mugabe nas urnas, Morgan Tsvangirai, acusou o presidente zimbabuano de utilizar as forças de segurança e grupos filiados a sua candidatura para intimidar os opositores. EFE jju/rb/plc

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG