ONU encerra missão de paz na Eritréia e Etiópia

Nações Unidas, 30 jul (EFE).- Conselho de Segurança da ONU encerrou hoje a missão de paz internacional na Eritréia e Etiópia (Unmee) perante a falta de vontade dos dois países em superar a disputa fronteiriça que, há dez anos, levou as duas nações à guerra.

EFE |

Os 15 membros do principal órgão das Nações Unidas votaram unanimemente a favor da resolução apresentada pela Bélgica que ordena a dissolução da força internacional de 1.700 soldados que vigiou durante sete anos a fronteira entre os dois países.

"As Nações Unidas se retiram (...) porque foi impossível alcançar" o objetivo, apontou o embaixador da Bélgica na ONU, Jan Grauls, em um discurso perante o Conselho.

Ele assegurou que a organização internacional não conseguiu encontrar um "ponto de coincidência" entre os dois países apesar "ter tentado de tudo".

Grauls lembrou que os capacetes azuis tiveram que se retirar em fevereiro de suas posições no lado eritreu da fronteira pela recusa das autoridades locais em proporcionar a ajuda necessária para a realização da missão.

A resolução adotada hoje põe fim ao mandato da Unmee na quinta-feira, embora deixe em aberto um futuro retorno das Nações Unidas à zona.

O texto instrui o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a explorar com os dois países "a possibilidade de uma presença das Nações Unidas na Etiópia e Eritréia em um contexto de manutenção da paz e da segurança".

A Eritréia conseguiu sua independência da Etiópia em 1993, mas as contínuas disputas sobre a demarcação exata da fronteira comum de cerca de mil quilômetros levaram os dois países a uma guerra entre 1998 e 2000 que custou a vida de 100 mil pessoas.

O Governo da Eritréia acusou nos últimos meses a ONU de se colocar a favor da Etiópia e assegura que o país vizinho se prepara para iniciar outro conflito armado.

Já a Etiópia nega qualquer intenção bélica e atribui as acusações de seu vizinho à situação interna da Eritréia. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG