compromisso do Iraque com paz e democracia - Mundo - iG" /

ONU elogia compromisso do Iraque com paz e democracia

Nações Unidas, 3 fev (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) da ONU elogiou hoje o compromisso com um futuro de paz e democracia demonstrado pelo povo do Iraque nas eleições provinciais do último fim de semana.

EFE |

O presidente rotativo do CS, o embaixador japonês Yukio Takasu, leu uma declaração na qual os 15 membros do órgão expressaram sua satisfação com as eleições de 31 de janeiro.

"Os membros do Conselho de Segurança elogiam e parabenizam o povo do Iraque pela demonstração de compromisso com um processo político democrático e pacífico", apontou Takasu.

Já o enviado especial da ONU para o Iraque, Staffan de Mistura, destacou em entrevista coletiva via satélite desde a capital iraquiana sua "satisfação" com o desenvolvimento do pleito e a participação de 51% do eleitorado.

Staffan assinalou que estas são as primeiras eleições realizadas no Iraque depois de o país recuperar totalmente sua soberania.

"Estas eleições são um começo, são como a manhã que anuncia como será o restante do dia", disse o diplomata sueco. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG