ONU elogia conquistas de conferência sobre mudança climática

Acra, 27 ago (EFE) - O secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CCNUCC), Yvo de Boer, elogiou as conquistas da conferência da ONU sobre mudança climática, que hoje encerrou sete dias de trabalho na capital de Gana. O encontro registrou importantes conquistas sobre questões-chave na perspectiva da próxima Conferência em Copenhague, prevista para o final de 2009, disse De Boer, ao abordar as conclusões da reunião à qual compareceram 1.600 delegados procedentes de 160 países.

EFE |

"O fato destacado desta conferência é que os Governos acordaram compilar as diferentes propostas de soluções de forma estruturada, para ser examinadas na próxima reunião do Grupo de Trabalho entre 1º e 12 de dezembro em Poznán (Polônia)", disse o secretário-executivo da CCNUCC.

Para De Boer, em Acra se assentaram as bases do que deveria ser a primeira minuta do texto de negociação do tratado de Copenhague.

"Estamos no bom caminho, o processo se acelerou e os Governos se comprometeram na negociação com vistas a um resultado positivo", afirmou sobre a questão.

Ele ressaltou que os participantes chegaram a um consenso na necessidade de incluir a questão das florestas na agenda da Conferência de Copenhague, considerando que isso se justifica em que o desmatamento gera 20% das emissões de gás de efeito estufa.

A conferência de Acra pretendia comprometer países como China ou Índia, que não restringem suas emissões, a se unir aos 37 Estados industrializados aos quais o Protocolo de Kioto, assinado em 1997 e que expira em 2012, impõe metas de redução desses gases.

Outro dos objetivos essenciais desta conferência era encontrar a maneira de aumentar e distribuir a enorme quantidade de dinheiro que se precisa para combater a mudança climática. EFE nt/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG