ONU e EUA iniciarão nova era de colaboração com Obama, diz Ban

Nações Unidas, 21 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assegurou hoje que o organismo internacional entrará em uma nova era de colaborações com os Estados Unidos após a posse de Barack Obama.

EFE |

O principal responsável da ONU parabenizou hoje Obama, que se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira.

Ban destacou que os desafios enfrentados pela "comunidade das nações" são agora, mais que nunca, de natureza global.

A crise econômica, a mudança climática, a paz e a segurança, o desarmamento e a proliferação nuclear, além das crises alimentícia, energética e de desenvolvimento, "são matérias que necessitam de uma resposta coletiva", afirmou.

Ban disse que Obama se comprometeu em seu discurso de posse a abordar todos estes problemas com urgência e decisão, ao mencionar a necessidade de aproveitar as energias renováveis e "fazer retroceder o espectro do aquecimento do planeta".

O secretário-geral da ONU afirmou que este é o mesmo trabalho das Nações Unidas e, por isso, as "metas são compartilhadas".

A boa relação com Washington é um dos pilares da política de Ban desde que, em 1º de janeiro de 2007, assumiu o cargo de principal responsável das Nações Unidas.

Obama expressou reiteradamente a vontade de estreitar a colaboração e a participação dos EUA na ONU, à qual considera uma instituição imperfeita mas indispensável. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG