ONU e Cruz Vermelha preparam no México envio de ajuda ao Haiti

México, 13 jan (EFE).- A ONU e a Cruz Vermelha abriram hoje centros de abastecimento no México para receber ajuda humanitária e doações que serão enviadas ao Haiti para atender as vítimas do terremoto que atingiu o país caribenho nesta terça-feira.

EFE |

A pedido da Embaixada do Haiti no México, o sistema das Nações Unidas "trabalha em coordenação com as autoridades do Governo do México, incluindo a Defesa Civil e a Secretaria de Relações Exteriores, para dar assistência ao povo haitiano", diz um comunicado do escritório mexicano da ONU.

Como parte dessa assistência, os primeiros especialistas do sistema das Nações Unidas no México "estão prestes a chegar ao Haiti", acrescentou a organização.

A ONU, que confirmou hoje a morte de 14 integrantes de sua missão de paz no Haiti, abriu um centro de abastecimento para reunir produtos de primeira necessidade em sua sede na Cidade do México. A carga será enviada à capital haitiana em coordenação com o Governo do México.

Já a Cruz Vermelha abriu 32 centros de abastecimento de ajuda humanitária no México, um para cada estado do país, disse à Agência Efe o diretor da instituição em território mexicano, Adrián Ruiz.

Além disso, o organismo de ajuda humanitária enviará 20 especialistas em desastres e dez mil rações de comida ao Haiti.

O apoio da Cruz Vermelha partirá a bordo dos três aviões e dois navios que o Governo mexicano enviará ao Haiti junto com 100 especialistas em desastres, médicos e cachorros treinados para o resgate de pessoas. EFE jd/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG