ONU diz que só conseguiu 20% dos fundos pedidos para a Faixa de Gaza

Genebra, 27 jan (EFE).- O pedido de fundos extraordinários para enfrentar as necessidades urgentes da população da Faixa de Gaza só reuniu 20% do valor que é necessário, afirmaram hoje as Nações Unidas.

EFE |

A ONU fez na última semana um pedido de fundos no valor de US$ 530,3 milhões, dos quais só obteve até o momento 20%, ou seja, US$ 105,4 milhões.

Por isto, o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (Ocha) fez hoje um apelo para os países doadores para que sejam mais generosos.

Segundo a agência da ONU, a ajuda de emergência se concentra no restabelecimento dos serviços básicos para a população que incluem água, comida, saúde, educação e apoio psicológico.

A maior parte do território está sem eletricidade e o reparo completo poderia demorar mais de três semanas.

Os hospitais continuam recebendo feridos e sofrem por causa da falta de material para tratá-los.

Por tudo isto, a Ocha pediu um total acesso à Faixa de Gaza para poder distribuir ajuda humanitária, pedido ao qual se uniu o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O CICV informou que, segundo os últimos cálculos, os bombardeios destruíram totalmente 884 casas e outras 650 ficaram parcialmente danificadas, o que faz com que ainda haja 3.000 pessoas que estão sem casa e que precisam de refúgio. EFE mh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG