faz tudo o que pode para posicionar força de paz em Darfur - Mundo - iG" /

ONU diz que faz tudo o que pode para posicionar força de paz em Darfur

Nações Unidas, 28 out (EFE).- O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Alain Le Roy, disse hoje que a organização faz tudo o que pode para cumprir o objetivo de, até o fim do ano, desdobrar 60% dos soldados de sua missão de paz em Darfur.

EFE |

Le Roy destacou no Conselho de Segurança da ONU que o aumento de homens e material permitirá à missão de paz conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (Unamid) cumprir seu mandato de pacificar a região e proteger a população civil.

"Quero assegurar ao CS que estamos fazendo todo o possível para acelerar o desdobramento", afirmou.

Le Roy disse ainda que a missão mantém a meta de, até dezembro deste ano e março de 2009, ter, respectivamente, 60% e 80% de seus integrantes já posicionados na região.

Segundo o subsecretário-geral, em uma viagem que fez de 8 a 11 de outubro a Darfur, foi possível comprovar que a missão conseguiu "um bom progresso" em sua incumbência, apesar de a violência continuar presente em Darfur.

Le Roy destacou a proteção que os capacetes azuis oferecem às pessoas que vivem no campo de refugiados de Kalma, no sul da região sudanesa, e a construção da base logística de Nyala, erguida do nada "sobre o deserto".

Além disso, lembrou que, apesar desses avanços, muitos dos destacamentos de capacetes azuis sofrem com mesma a falta de recursos que comprometia o trabalho da missão da União Africana em Darfur (AMIS), anterior à Unamid.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para fazer com que contem com os instrumentos básicos para atuar, mas a solução verdadeira chegará com o desdobramento de unidades robustas com o material adequado", apontou. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG