todos contra todos - Mundo - iG" /

ONU diz que conflito em Darfur virou guerra de todos contra todos

Nações Unidas, 27 abr (EFE).- A ONU advertiu hoje de que o conflito de Darfur originou um todos contra todos depois que os grupos rebeldes que se opõem ao Governo de Cartum iniciaram guerras internas e começaram a se dedicar ao expurgo de suas fileiras.

EFE |

O chefe da missão conjunta de paz da ONU e da União Africana (Unamid), Rodolphe Adada, assegurou em discurso no Conselho de Segurança (CS) da organização que todas as partes envolvidas neste conflito são responsáveis pela morte de civis.

"Darfur se transformou hoje em um conflito de todos contra todos", afirmou o responsável civil da missão de paz.

Adada definiu a situação na região oeste do Sudão como "um conflito de baixa intensidade".

Os diversos grupos rebeldes que, desde 2003, enfrentam o Exército e as milícias aliadas ao Governo agora se dedicam a combater uns aos outros, além de fazer expurgos brutais entre seus membros, destacou.

Ele explicou que o diálogo político para colocar fim a seis anos de derramamento de sangue está paralisado "à espera de que sejam esclarecidas as implicações da ordem de detenção emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI)" contra o presidente sudanês, Omar al-Bashir.

A corte, com sede em Haia, acusa o líder de cometer crimes de guerra e contra a humanidade durante a repressão dos grupos armados de Darfur. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG