está madura para troca humanitária com Farc - Mundo - iG" /

ONU diz que Colômbia está madura para troca humanitária com Farc

Bogotá, 16 fev (EFE).- O representante interino do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (UNHCHR) na Colômbia, Javier Hernández, afirmou hoje que este país está maduro para avançar no acordo de troca humanitária com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

"O país está maduro para entrar em uma etapa de avanço nas trocas, nas libertações", ressaltou Hernández.

Ele fez uma análise da maneira como evoluiu o caso do grupo de sequestrados com fins de troca pelos rebeldes.

Durante um encontro com a imprensa em Bogotá, o diplomata disse que até mesmo o próprio presidente colombiano, Álvaro Uribe, "nunca foi imune a isto".

"Ele (Uribe) atendeu a um pedido explícito do recém-empossado presidente da França, o senhor (Nicolas) Sarkozy, e libertou um alto líder da guerrilha (Rodrigo Granda) que depois continuou, digamos, sendo porta-voz do grupo no exterior", lembrou o peruano Hernández.

Sarkozy fez o pedido dentro das gestões do país em favor da libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt, que foi resgatada em 2 de julho com três americanos e 11 soldados e policiais colombianos em uma operação militar nas selvas de Guaviare, sudeste.

O responsável do UNHCHR na Colômbia observou que solicitações como a de Sarkozy são oportunidades que "se apresentam" e "algumas permitem avançar".

"Acho que o presidente (Uribe) saberá aproveitar as oportunidades que permitam avançar no futuro", expressou Hernández, que pediu que a crise seja colocada acima do debate político de fatos atuais, como a nova postura do governante contrária à troca de reféns por rebeldes presos. EFE jgh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG