ONU descobre explosivos no Líbano perto da fronteira com Israel

Uma patrulha da Força das Nações Unidas no Líbano (Finul) encontrou no sábado quantidades significativas de explosivos no sul do Líbano, perto da fronteira israelense, anunciou a ONU neste domingo.

AFP |

A patrulha descobriu os explosivos no sábado, depois de ter "observado movimentos suspeitos de cinco pessoas" perto da cidade de Khiam, a oito quilômetros da fronteira israelense, indicou a Finul em um comunicado.

"Quando a patrulha se aproximava do local, as pessoas não identificadas fugiram se aproveitando da escuridão", relatou a força da ONU, acrescentando que os soldados da Finul encontraram no local "uma quantidade importante de explosivos".

"A presença dos explosivos não autorizados nesta área representa uma violação clara da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU (...), e é uma fonte séria de preocupação", destacou a Finul.

A resolução 1701 pôs fim a uma devastadora guerra de 34 dias que Israel levou a cabo em 2006 contra o movimento xiita libanês Hezbollah, que tem forte presença no sul do país.

A Finul indicou ainda que cooperará com o exército libanês para determinar a natureza dos explosivos e informou que "esperará pelos resultados da investigação antes de tirar conclusões". Os explosivos foram entregues ao exército libanês.

rk-hkb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG