efeitos devastadores do conflito em Gaza sobre as crianças - Mundo - iG" /

ONU denuncia efeitos devastadores do conflito em Gaza sobre as crianças

O Comitê da ONU para os direitos das crianças denunciou nesta terça-feira os efeitos devastadores dos combates em Gaza sobre as crianças.

AFP |

"Estes acontecimentos terão graves efeitos emocionais e psicológicos sobre uma geração inteira", alertou o Comitê em comunicado.

Os 18 especialistas do Comitê lembraram que os textos internacionais, ratificados por Israel, proíbem "envolver crianças em conflitos armados e atacar diretamente objetivos colocados sob a proteção do direito internacional, sobretudo locais normalmente freqüentados, como escolas ou hospitais".

Contudo, segundo o Comitê, "muitas crianças perderam a vida devido a um evidente descaso com sua proteção e a de suas escolas, algumas das quais administradas pela própria ONU".

Quase 50 pessoas foram mortas na semana passada em ataques israelenses contra três escolas, uma das quais administrada pela Agência da ONU para a ajuda aos refugiados palestinos (UNRWA).

Desde o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, "centenas de crianças foram mortas ou feridas, muitas delas gravemente". "Muitas famílias perderam entes queridos. As crianças também têm tido sérias dificuldades para conseguir ajuda humanitária", lamentaram os especialistas do Comitê.

18º dia de ataques

Leia também

Vídeos

Opinião

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG