Islamabad, 2 jul (EFE).- A ONU anunciou hoje que criará um centro de operações em um distrito próximo a Waziristão do Sul para coordenar do local sua assistência humanitária aos civis que já estão deixando esta região tribal, devido à operação lançada pelo Exército paquistanês.

"Iniciamos uma missão preliminar no distrito de Bhakkar (na província do Punjab). Esperamos utilizar esta demarcação como base para as operações humanitárias no Waziristão", disse hoje o coordenador de ajuda humanitária do organismo, Martin Mogwanja.

Em entrevista coletiva em Islamabad, Mogwanja disse que as condições de segurança impedem estabelecer a base nos distritos de Dera Ismail Khan ou Tank, áreas da Província da Fronteira Noroeste, para onde se deslocaram 45 mil civis que fogem do conflito em Waziristão do Sul, de acordo com o Governo.

A ONU ajudará os deslocados a partir de Bhakkar, situado fora das zonas mais perigosas do noroeste paquistanês.

As forças de segurança começaram há mais de duas semanas a lançar bombardeios aéreos e mobilizar tropas no Waziristão, mas o comando militar assegura que esta é a "fase preparatória" de uma grande ofensiva contra o líder dos talibãs no país, Baitullah Mehsud, e sua rede terrorista. EFE igb/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.