quase impossível pleito no Afeganistão antes de julho - Mundo - iG" /

ONU considera quase impossível pleito no Afeganistão antes de julho

Nações Unidas, 2 mar (EFE).- O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Alain Le Roy, considerou hoje quase impossível a realização de eleições no Afeganistão antes de julho, como pretende o Governo do país.

EFE |

Le Roy indicou que as Nações Unidas continuam considerando 20 de agosto como a melhor data, como tinha sido decidido no começo do ano pela Comissão Eleitoral afegã.

"Parece quase impossível realizar eleições críveis em abril", assegurou o principal responsável pelos "capacetes azuis" em entrevista coletiva na sede das Nações Unidas.

Por isso, lembrou que as diferentes agências da ONU no país asiático desde o começo expressaram que o dia 20 de agosto seria "muito melhor para a realização do pleito".

"As eleições antes de julho são muito difíceis, não só por razões de segurança, mas também por logísticas e técnicas", apontou.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, rejeitou no dia 28 de fevereiro a decisão da Comissão Eleitoral, e anunciou que as eleições gerais acontecerão em março ou abril, antes que do fim da atual legislatura, como exige a Constituição do país. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG