ONU consegue 10 helicópteros para levar ajuda a desabrigados em Mianmar

Bangcoc, 11 jun (EFE).- As Nações Unidas conseguiram hoje, cinco semanas após a catástrofe causada pelo ciclone Nargis em Mianmar (antiga Birmânia), completar a frota de dez helicópteros necessários para transportar a ajuda humanitária para a região arrasada, indicaram fontes oficiais.

EFE |

"Desde hoje há em Mianmar dez helicópteros do Programa Mundial de Alimentos", disse à imprensa Paul Risley, porta-voz da representação da agência humanitária das Nações Unidas em Bangcoc.

Risley disse que os dez helicópteros, cuja entrada em Mianmar foi negociada entre a Junta Militar e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no final do maio passado, "acrescentarão habilidade para alcançar as aldeias e as comunidades que até agora não receberam ajuda".

O ciclone "Nargis", que atravessou o delta do rio Irrawaddy entre os dias 2 e 3 de maio, deixou um rastro de 77.738 mortos.

Desde então, outras 55.917 pessoas estão desaparecidas e as agências humanitárias tentam que a ajudem a chegar à maior parte dos cerca de 2,4 milhões de sobreviventes.

O Governo militar birmanês, criticado pela comunidade internacional por obstruir a ajuda aos desabrigados pelo ciclone, anunciou na última quarta que concedeu 911 vistos a voluntários e trabalhadores estrangeiros de organizações humanitárias para que cumpram sua missão.

A imprensa estatal, a única que existe em Mianmar (Mianmar), afirmou que "de 5 de maio a 5 junho estas 911 pessoas receberam permissão para entrar no país". EFE fmg/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG