ONU confirma notificação da Coreia do Norte sobre lançamento de satélite

Londres, 12 mar (EFE).- A Organização Marítima Internacional (OMI) das Nações Unidas afirmou hoje que recebeu a notificação da Coreia do Norte sobre o planejado lançamento de um satélite de comunicações.

EFE |

"A OMI pode confirmar que recebeu uma comunicação da República Democrática Popular da Coreia sobre a intenção de lançar um satélite de comunicação experimental", afirmou a organização, com sede em Londres, em uma nota enviada à Agência Efe.

"Após o conteúdo da comunicação ser confirmado, a OMI emitirá uma circular de segurança para a navegação a todos os Governos membros", em virtude de "uma prática normal para estes casos", precisa a organização.

Segundo a agência oficial norte-coreana "KCNA" informou hoje, o regime de Pyongyang notificou a OMI e a Organização de Aviação Civil Internacional (Icao) sobre seu plano de lançamento, para garantir a segurança de navios e aviões.

A Coreia do Norte espera lançar o satélite entre 4 e 8 de abril e fará isso sobre o Mar do Leste (Mar do Japão), segundo o Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos sul-coreano, citado pela agência sul-coreana "Yonhap".

Há duas semanas, Pyongyang admitiu que estava preparando o lançamento de um satélite, mas especialistas sul-coreanos temem que seja um teste de um míssil de longo alcance com possível uso militar. EFE vg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG