ONU começa a transferir tarefas para UE no Kosovo

Pristina, 18 ago (EFE).- A ONU e a União Européia (UE) deram hoje um primeiro passo na aplicação de um plano anunciado em junho passado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para reorganizar a missão internacional no Kosovo e ampliar as tarefas do bloco europeu na região.

EFE |

As duas organizações assinaram hoje em Pristina um memorando de entendimento que indica que a administração interina da ONU no Kosovo (Unmik) passará materiais e equipes para a Eulex, missão européia que assumirá o controle judicial e policial nessa ex-província sérvia.

"O acordo técnico dá a Unmik uma espécie de sinal verde para nos entregar equipes e veículos", explicou Karin Limdal, porta-voz da Eulex.

Segundo ele, essa transferência "facilitará o desdobramento no Kosovo" da missão européia.

Em dezembro de 2007, o Conselho europeu aprovou o envio de uma missão, a maior de sua história, ao Kosovo, para colaborar com a estabilidade da região.

Até o momento, Eulex desdobrou 285 policiais, juízes, promotores e agentes de alfândegas, do total de 1.900 membros que a missão deve ter, apoiados por cerca de 1.100 funcionários locais. EFE Am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG