ONU: Ban Ki-moon começa no Japão viagem pelo continente asiático

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou neste sábado ao Japão, na primeira etapa de uma viagem pela Ásia que o levará também à China e à Coréia do Sul antes de mais uma passagem pelo país do Sol Nascente para participar do cúpula do G8, informou uma fonte aeroportuária.

AFP |

Ban deve ficar até quarta-feira no Japão, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Yasuo Fukuda, e com o imperador Akihito.

A luta contra o aquecimento global será um dos principais temas da visita do secretário-geral da ONU. No domingo, Ban fará um discurso na Universidade de Kioto, cidade do centro-oeste japonês onde em 1997 foi assinado o protocolo global homônimo sobre a redução das emissões de gases do efeito estufa.

É a primeira visita de Ban Ki-moon ao Japão desde sua escolha como chefe das Nações Unidas. Em seguida, ele viaja à China e à Coréia do Sul, seu país natal, onde foi ministro das Relações Exteriores.

Em seguida, Ban volta ao Japão para participar da cúpula dos oito países mais indutrializados do mundo - G8, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia - que acontece na cidade de Toyako (norte) de 7 a 9 de julho.

hih-kdf/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG