violação em massa dos Direitos Humanos em Pando - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

ONU aponta violação em massa dos Direitos Humanos em Pando

La Paz, 9 dez (EFE).- O relatório das Nações Unidas sobre o massacre de 11 de setembro na departamento (estado) boliviano de Pando, no norte do país, afirma que houve uma violação em massa dos Direitos Humanos que não deve ficar impune.

EFE |

Assim adiantou hoje a japonesa Yoriko Yasukawa, representante da ONU na Bolívia que apresentará nos próximos dias ao presidente Evo Morales seu relatório sobre o episódio, no qual 22 pessoas morreram.

"Coincidimos com os outros relatórios que já se apresentaram do defensor público e da Unasul em que houve em Pando uma violação em massa dos Direitos Humanos", afirmou Yasukawa em uma entrevista à televisão estatal.

A representante da ONU recomendou que a justiça boliviana investigue estes fatos "com profundidade para estabelecer as responsabilidades e aplicar as sanções devidas aos responsáveis para que não fiquem na impunidade".

Yasukawa ainda não fixou data para a apresentação do relatório, que primeiro adiantará ao presidente Morales para "receber seus comentários".

Na semana passada, a comissão enviada pela União de Nações Sul-americanas (Unasul) apresentou seu próprio relatório, no qual qualificou os fatos de "massacre planejado" de camponeses aliados ao Governo.

O documento de Unasul, que foi questionado pela oposição por sua suposta parcialidade, assinala que em Pando houve um "crime de lesa-humanidade" e que os culpados respondiam "a uma cadeia de comando que contava com funcionários e bens do Governo departamental (estadual) a serviço de uma organização criminosa".

Os choques de Pando, região do norte da Bolívia, foram os mais graves dentro da onda de violência ocorrida nas regiões de maioria opositora entre autonomistas contrários ao presidente Evo Morales e os partidários do governante. EFE lav/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG