ONU aplaude compromisso de Obama de respeitar direitos humanos

Nações Unidas, 22 jan (EFE).- O secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Robert Orr, assegurou hoje que o organismo aplaude o compromisso do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de garantir o respeito dos direitos humanos na luta antiterrorista.

EFE |

Orr lembrou em entrevista coletiva que os direitos humanos são parte fundamental da Estratégia Antiterrorista das Nações Unidas adotada pela Assembleia Geral da organização em 2006.

"Todos os Governos reconhecem a importância dos direitos humanos na luta contra o terrorismo, mas uma coisa é dizer isso e outra é fazer", disse o secretário-geral adjunto, que é o responsável da área antiterrorista na ONU.

"Quando um país do peso dos Estados Unidos adota decisões como as anunciadas pelo presidente, mostra um tipo de liderança digna de aplausos na ONU", considerou.

Em uma das primeiras ações após assumir a Presidência, Obama assinou hoje uma série de ordens executivas para o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano e a revisão dos procedimentos de detenção e de interrogatórios de suspeitos de terrorismo. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG