ONU alerta para o perigo de outros gases causadores do efeito estufa

O dióxido de carbono (CO2) representa pouco mais da metade dos gases do efeito estufa ao lado de outros poluentes, afirmou nesta sexta-feira a agência da ONU para o meio ambiente, fazendo um apelo para que também se aja contra as emissões de partículas finas, o ozônio de baixa altitude e o metano.

AFP |

"Os cientistas estimam que cerca de 50% das emissões responsáveis pelo aquecimento global no século XXI são provenientes de outros poluentes que não o CO2, e que vão das partículas finas ao ozônio de baixa atitude, passando pelo metano e pelos compostos nitrogenados", indicou Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Os participantes da Conferência de Copenhague sobre o clima de dezembro devem então "se ocupar desses gases e poluentes, em razão das preocupações crescentes relacionadas ao seu impacto sobre a saúde humana, a agricultura e ecossistemas como as florestas", disse durante uma entrevista coletiva à imprensa.

"As partículas finas e a fuligem estão entre os poluentes relacionados a cada ano a de 1,6 a 1,8 milhões de mortes em razão de sua exposição no interior dos lares, e a 800.000 devido à exposição ao ar livre", ressaltou Steiner.

"Está claro que o mundo deve recorrer a todos os meios para combater as mudanças climáticas. Neste ponto crítico, todos os fatores de mudanças climáticas e todas as substâncias que contribuam para o aquecimento devem ser examinadas", insistiu Steiner.

Esses poluentes são liberados pela "combustão insuficiente da biomassa e pelos fornos de cozinha, motores a diesel e centrais térmicas de carvão". "A queima das florestas, das savanas e dos campos cultivados também são grandes fontes" desses gases.

Para essa autoridade da ONU, os países em desenvolvimento também devem participar da luta contra o aquecimento global, reduzindo suas emissões desses gases do efeito estufa.

dro/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG