ONU afirma que aumento de conflito cria mais deslocados na região de Guaviare

Genebra, 22 abr (EFE).- O conflito armado na Colômbia provocou uma nova onda de deslocamentos na região sudoeste de Guaviare, onde ao temor de um agravamento da violência se junta a falta de alimentos e remédios, denunciou hoje o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Ron Redmond.

EFE |

Uma missão do Acnur corroborou a "situação humanitária extremamente difícil" em várias comunidades indígenas assentadas ao longo do rio Guaviare.

"Rumores sobre uma iminente intensificação do conflito causaram um pânico generalizado na população civil", declarou Redmond.

A pior situação é observada nas localidades de Mocuare, Puerto Alvira e Barranco Colorado. Esta última "está praticamente vazia, fora dois grupos indígenas de cerca de 40 famílias cada", disse o porta-voz.

De Puerto Alvira partiu 75% da população, estimada em cerca 3 mil pessoas, enquanto em Mocuare é observado que os habitantes estão fugindo.

Segundo o testemunho dos enviados do Acnur, as pessoas que permanecem nos povoados estão isoladas, não recebem alimentos e os que restam são extremamente caros.

Também faltam remédios e não há meios para retirar os doentes graves, declarou o porta-voz.

Esta área, cujo controle é disputado pelo Exército colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é remota e acessível apenas por rio, mas até agora o transporte fluvial foi paralisado por causa do temor de um desabastecimento de combustível.

O Acnur conseguiu distribuir alimentos para cerca de 1.000 pessoas na última semana, a maior parte delas indígenas das tribos Guayabero e Nukak Maku.

Sobre eles, Redmond afirmou que o conflito os está forçando a abandonar suas terras, "o que coloca em risco a sobrevivência destes grupos étnicos".

Acredita-se que os reféns das Farc podem estar na área de selva do departamento (estado) de Guaviare. EFE is/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG