ONU aconselha a investir na agricultura para combater insegurança econômica

A desregulação dos mercados compromete a segurança da economia mundial, segundo um relatório da ONU que aconselha aumentar o investimento público no setor agrícola.

AFP |

"Os mercados não podem ser abandonados à própria sorte na hora de garantir níveis adequados e desejados de segurança econômica", indica o Informe Mundial Econômico e Social 2008 publicado pelas Nações Unidas na noite de terça-feira.

O documento destaca que a pressão sobre as economias dos países em desenvolvimento para que abram seus mercados antes de consolidar melhor seus empreendimentos agrícolas produtivos e a infra-estrutura rural é uma política errada e recomenda, entre outras medidas, intervenções estratégicas integradas e investimentos públicos em agricultura.

O relatório destaca, além disso, que a prática de acumular reservas em massa de divisa estrangeira como garantia custa 100 bilhões de dólares anuais aos países em desenvolvimento e recomenda colocar as reservas em fundos estrangeiros mais produtos e especialmente utilizar esses fundos para investir diretamente em projetos de desenvolvimento em outros países.

str/ltl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG