Ônibus espacial Endeavour chega à Estação Espacial Internacional

HOUSTON - O ônibus espacial Endeavour atracou na Estação Espacial Internacional na noite de domingo, numa missão para fazer melhorias na estação, como a instalação de novos banheiro e cozinha.

Redação com agências internacionais |

O comandante do ônibus espacial Chris Ferguson acoplou a nave ao módulo Harmony da estação e, pouco depois, os astronautas flutuaram sem gravidade por um túnel e receberam as boas-vindas dos colegas que já estavam na estação.

"Entendemos que essa casa precisa de uma grande reforma e vocês são a tripulação para fazer isso", disse o comandante da estação Mike Fincke. "Bem-vindos ao espaço."

Os astronautas transformarão a estação em uma casa orbital de cinco dormitórios, dois banheiros e uma cozinha dupla. O objetivo é permitir que a estação possa acomodar seis astronautas, o dobro da capacidade atual.


Astronautas foram recebidos por tripulantes da ISS / AP

Missão de quinze dias

Além de ampliar a estação espacial, o Endeavour leva ainda um sistema de reciclagem de urina para água potável, chamado de "regenerador de água", que representa uma importante etapa para que sistemas similares possam ser empregados no futuro em expedições lunares ou marcianas.

A tripulação do Endeavour deve realizar ainda quatro saídas ao espaço, de seis horas e meia cada, basicamente para limpar um sistema de rotação de uma das três antenas solares duplas da ISS, com problema desde 2007, e aprontá-lo para um futuro reparo. Os astronautas também instalarão duas antenas GPS no laboratório japonês Kibo.

A tripulação do ônibus espacial, integrada por cinco homens e duas mulheres, todos americanos, é integrada pelo comandante Chris Ferguson, 47 anos, o co-piloto Eric Boe, 44, e cinco especialistas de missão, incluindo Sandra Magnus. Magnus substituirá sua compatriota Greg Chamitoff como engenheira de vôo da 18ª Expedição da ISS.


O ônibus espacial Endeavour foi lançado ao espaço na última sexta-feira / AP

Leia mais sobre Endeavour

* Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: endeavour

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG