Ônibus espacial Discovery se acopla à Estação Espacial Internacional

O ônibus espacial Discovery chegou à Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira para uma das últimas missões da Nasa para levar suprimentos à estação antes da frota de ônibus espaciais ser aposentada ainda este ano.

Reuters |

O comandante da Discovery, Alan Poindexter, e seus seis colegas de tripulação, incluindo um novato japonês, chegaram à base orbital às 4h44 (horário de Brasília).

Os astronautas usaram sistemas de backup para navegar em direção à estação por conta da perda dos sistemas primários de navegação da nave.


Estação espacial é vista pela câmera que auxilia a manobra do Discovery / AP

O Discovery leva à estação um carregamento italiano com 7.700 quilos de equipamentos e suprimentos para a estação. A Nasa planeja mais três missões para a base orbital antes de aposentar os ônibus espaciais Discovery, Atlantis e Endeavour por questões de custos e seguranças.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende cancelar um programa para enviar novamente astronautas à lua sob a alegação de que o projeto, conhecido como Constellation e avaliado em 108 bilhões de dólares, é caro demais.

O Discovery deve passar nove dias na estação espacial e retornar ao Centro Espacial Kennedy em 18 de abril.


Ônibus espacial "Discovery" partiu para a missão espacial na última segunda-feira / AP

Leia mais sobre Discovery

    Leia tudo sobre: discovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG