Ônibus com imagem de Stalin causa polêmica na Rússia

Rosto do líder é estampado em veículo dias antes do 65º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista

AFP |

Um ônibus decorado com um retrato de Josef Stalin percorreu as ruas de São Petersburgo, na Rússia, nesta quarta-feira, poucos dias antes do 65º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, comemorado em 9 de maio.

AFP
Em São Petersburgo, homem observa rosto de Stalin estampado em ônibus

A iniciativa de um grupo de internautas provocou polêmica. "É uma grosseria com as pessoas que tiveram parentes mortos nas repressões stalinistas", disse Maxim Reznik, líder do partido de oposição local.

O ônibus percorreu várias ruas de São Peterburgo, entre elas a avenida Nevski, uma das principais da cidade. "O ônibus foi decorado com o retrato de Stalin para a comemoração do 9 de maio, por uma iniciativa privada",  disse um porta-voz da companhia de transportes Ser Passajirskikh Perevozok, proprietária do veículo.

Oorganizador da iniciativa, Viktor Loguinov, conseguiu reunir cerca de 1.000 euros para pagar o aluguel de um espaço publicitário no ônibus e instalar o retrato de Stalin.

"Não temos a intenção de desculpar Stalin", explicou Loguinov em seu blog. "A única coisa que desejamos é destacar o papel-chave que ele desempenhou na vitória" sobre a Alemanha nazista, acrescentou.

    Leia tudo sobre: rússiastalin

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG