ONGs mostram insatisfação com resultados da cúpula do G8

Toyako (Japão), 9 jul (EFE).- Várias ONGs criticaram a falta de resultados da cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), encerrada hoje, e destacaram especialmente a falta de compromisso para a redução de emissões gases do efeito estufa a médio prazo.

EFE |

A Oxfam International considerou que, a menos que os líderes dos países mais industrializados tomem "medidas imediatas e adotem objetivos a médio prazo" para a redução das emissões até 2020, "muitas promessas não serão cumpridas".

Essa ONG considerou que a mudança climática está estreitamente ligada ao aumento dos preços dos alimentos durante o ano passado, e que os biocombustíveis só representam uma "mínima parte da economia necessária de gases do efeito estufa".

O Greenpeace considerou que a cúpula "fracassou" em todos os temas: "avançar na mudança climática e ajudar os países em desenvolvimento", disse à Agência Efe o especialista em G8 dessa ONG, Daniel Mittler.

O porta-voz do Greenpeace disse que a falta de compromisso a médio prazo na luta contra a mudança climática é "culpa do Japão, Canadá e EUA, que não tornaram possível que se chegasse a um acordo".

"A única solução que resta agora é que os países europeus busquem os fundos e as tecnologias para ajudar os países emergentes na redução de emissões de CO2", disse Mittler.

Segundo a organização internacional WWF, a reunião dos países do G8 com as outras principais economias do mundo foi uma "grande vergonha".

O G8 está tentando "vender o acordo sobre mudança climática alcançado ontem como um progresso. A bola continua no campo do G8", disse Kim Carstensen, diretor de clima da WWF.

O Grupo dos Oito apoiou ontem a redução em 50% das emissões de gases do efeito estufa até 2050 e pediu a "contribuição" de todas as economias avançadas nessa meta, em alusão a nações emergentes que, como China e Índia, são grandes emissoras. EFE fab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG