ONG pede que Lula intervenha pelos presos políticos em Cuba

PARIS - A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo que ele atue como mediador com as autoridades cubanas para conseguir a libertação de todos os presos políticos na ilha caribenha.

EFE |

AFP
Orlando Zapata, em foto de 2003

Orlando Zapata, em 2003

A carta foi assinada pelo secretário-geral da RSF, Jean-François Julliard. Na mensagem, ele lembra a morte de Orlando Zapata e diz que os dissidentes cubanos dirigiram suas reivindicações ao presidente, "que estava em Havana quando o opositor sucumbiu na prisão após 85 dias de greve de fome".

Segundo Julliard, a reação de Lula alimentou a esperança de que o presidente se transformaria em um mediador frente às autoridades cubanas com relação aos prisioneiros políticos.

O Brasil e o restante dos países latino-americanos são os únicos, para a RSF, que podem influir na posição do regime cubano em matéria de direitos humanos e de liberdade de informação.

Julliard lembra que Lula condenou as violações dos direitos humanos cometidas depois do golpe de Estado em Honduras, em junho de 2009, e acolheu em sua embaixada um presidente eleito democraticamente e derrubado pela força.

Agora, acrescenta, deveria fazer o mesmo por Cuba, onde 200 pessoas estão detidas por pensar diferentemente de seus dirigentes.

O futuro da ilha e de suas instituições concerne aos cubanos, mas "as violações de direitos humanos em Cuba concernem à comunidade internacional e à consciência universal, como em qualquer outro país onde esses direitos são pisoteados".

"Para que seja respeitado, o regime cubano deve ser respeitável", ressalta a carta.


Guillermo Fariñas em foto tirada durante a greve de fome / EFE

O texto ressalta que é preciso agir urgentemente em relação ao jornalista Guillermo Fariñas Hernández , que está em greve de fome, e outros dissidentes "farão o mesmo à revelia do esforço mínimo das autoridades cubanas e do silêncio que persiste entre os países irmãos da América Latina".

Leia mais sobre Cuba

    Leia tudo sobre: cuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG